domingo, 14 de março de 2010

ENGOLE ESSA, EUA!

por Patrícia Balan
A Organização Mundial do Comércio garantiu ao Brasil o direito de retaliar os Estados Unidos por seu subsídio à indústria de algodão. O que aconteceu é que o governo de lá resolveu ajudar os produtores de algodão a não aumentarem os preços - impedindo assim que o Brasil e outros países possam "cobrar um preço justo pelo seu algodão".

Quando os comerciantes brasileiros viram a possibilidade de aumentar preços podada, mostraram as garras e prometeram vingança. Ou os Estados Unidos retira a ajuda a seus agricultores, ou o Brasil vai aumentar o preço dos importados americanos para o consumidor brasileiro!

De cara está resolvido aí o problema mais sério: o comerciante brasileiro vai conseguir sua dose de aumento para manter seu vício de inflação. Mas o governo já avisou que não vai aumentar o imposto sobre os produtos mais essenciais, assim o consumidor brasileiro não vai sofrer muito. Só aumentam os preços dos remédios, alimentos e produtos de higiene pessoal, entre outras besteirinhas.

Os Estados Unidos têm 30 dias para fazer uma proposta que evite estes aumentos ou terá que sofrer a consequência de seus atos. Para quem estiver curioso, a consequência é ver o povo brasileiro amargar uma alta de preços em produtos que o governo jura que são supérfluos. Enquanto isso o povo americano também deve amargar as consequências da intransigência de seu governo. Vamos ver como as americanas vão se virar tendo que fazer depilação com as alemãs e japonesas.

Ps: Moro no Rio e nunca achei que seria vítima de uma bala perdida vinda de tão longe.